Mariah

sábado, 21 de abril de 2012

Por que perdoar ?

Por que perdoar ?

Se perdoar fosse uma coisa fácil, todo mundo perdoava todo mundo, ninguém brigava com ninguém e tudo seria diferente e maravilhoso.
Só que não é assim...
A regra geral é, de fato, não perdoar, ou perdoar da boca pra fora e guardar a mágoa.
Não existe fórmula pra perdoar.
Perdão é como sexo: você pode até ver outros fazendo, achar que sabe, mas vai ter de meter a cara você mesmo (às vezes literalmente) pra aprender como é que a banda toca.

Perdoar é mais importante para quem perdoa do que para quem recebe o perdão.
Afinal, se alguém faz uma sacanagem com você e não está nem aí, pra que perdoar, não é esse o pensamento?
Pois é !
Só que a raiva e a mágoa vão corroendo por dentro, criando raízes profundas de amargura e espalhando como um câncer.
Mesmo que não haja sintoma característico, o "problema" fica instalado na mente e quanto mais recebe 'atenção' mais se alimenta, cresce e ganha força, até acabar com você !

Se perdoar fosse uma coisa dispensável, Jesus não teria acrescentado nada ao "Pai Nosso":
"...e perdoa-nos as nossas dívidas, na medida em que perdoamos aos nossos devedores",

ou seja: é na mesma proporção !

Na bíblia está escrito "... e perdoa as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores", observe que o verbo PERDOAR está no tempo passado, como se perdoar fosse algo intrínseco a nossa natureza.
Só que Jesus, conhecendo como ninguém a alma humana acrescenta em seguida:
'Porque, se perdoardes aos homens as suas dívidas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas dividas' (Mateus 6:14)

É óbvio que a tradução usada no 'Pai Nosso' não foi das melhores.
A palavra grega original diz "hoce", que significa "assim como", "na medida que", "de acordo com", bem mais próximo com o que Jesus disse e viveu.
Perdoar torna a NOSSA vida mais fácil, perdoar é um facilitador de vida.
Perdoar é quando nós decidimos ser feliz em obediência a Palavra e isso gera o bem estar da proteção de Deus.

'Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo:
Arrependo-me; tu lhe perdoarás' (Lucas 17:3).
Então Pedro, aproximando-se dele, perguntou:
Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?
E Jesus respondeu:
'Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete (Mateus 18:21)

O resumo da 'ópera' é que se não existe limite para as ofensas e ofensores, muito menos limite ainda haverá para o perdão.
Em Cristo nós fomos lavados e perdoados e quanto maior for essa consciência, maior será também a capacidade de lembrar das águas turvas que passaram pela vida sem ressentimentos, vestígios ou rancor.
Nutrir sentimentos de vingança é viver de forma absolutamente estúpida, como tomar veneno esperando que o outro morra.

O perdão é saúde para alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário